Make your own free website on Tripod.com
PROGRAMA III

ROTEIRO 1

LEI DIVINA OU NATURAL
CARACTERES DA LEI NATURAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Definir Lei Divina ou Natural
2) Citar leis gerais que decorrem da Leis de Deus, caracterizando-as.
3) Explicar por que a Lei Divina não é passível de mudanças.

IDÉIAS PRINCIPAIS
"A Lei Natural é a Lei de Deus. É a 'única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta." (03)
"(...) Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria: as leis físicas
As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com os seus semelhantes Contêm as regras da vida do carpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais." (05)
A Lei de Deus é "eterna e imutável como o próprio Deus." (4)

FONTES DE CONSULTA.

Básicas

01 -KARDEC ,Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro 57 ed. Rio de Janeiro ,FEB , 1983, perg. 111
02 -Op. citada , perg. 112
03 -Op. citada , perg. 614
04 -Op. citada , perg. 615
05 -Op. citada , perg. 617

Complementares

06 -CALLIGARIS, Rodolfo. As leis Morais .2 ed. Rio de Janeiro , FEB , 1983 , pg. 09
07 -Op. citada , pg. 11
 

LEI DIVINA OU NATURAL

A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta"(3).
Todos os fenômenos , físicos ou espirituais são regidos por leis soberanamente justas e sábias no nosso mundo , fora dele e em todo Universo.
Todas estas leis , reunidas , formam o que conhecemos como Lei Divina ou Natural. Esta Lei é " eterna e imutável como o próprio Deus" (4)
Através de uma análise superficial , supomos , as vezes , que a Lei de Deus sofre transformações , que ela é mutável. Na realidade , as leis humanas é que são imperfeitas e passíveis de modificações por força do progresso.
A medida que um ser humano vai evoluindo quer moralmente quer intelectualmente, compreende melhor a Lei de Deus e passa a reformular antigos conceitos; para isto , fazem-se necessárias inúmeras existências corporais , até que chegando a categoria de Espíritos Superiores, "(...) em si reúnem a ciência , a sabedoria e a bondade (...)"(1) ou a de Espíritos puros quando possuem "(...) superioridade intelectual e moral absoluta , com relação aos Espíritos das outras ordens"(2).
A Lei Divina ou Natural abrange dois tipos principais de leis: as que "(...) regulam o movimento e as relações da matéria bruta ; as leis físicas , cujo estudo pertence ao domínio da Ciência.
As outras dizem respeito principalmente ao homem considerado em si mesmo e nas relações com Deus e com seus semelhantes. Contém as regras da vida do corpo , bem como as da vida da alma ; são as leis morais."(5)
Apesar da Lei de Deus compreender tudo o que existe na criação a maioria dos homens , no estágio evolutivo em que nos encontramos , não a conhece bem. Em todas as épocas da história humana , Deus tem enviado ao nosso planeta Espíritos missionários, nas diversas áreas do saber , para no-la ensinar.
"Desde os tempos imemoriais , a Ciência vem se dedicando exclusivamente ao estudo dos fenômenos do mundo físico , susceptíveis de serem examinadas pela observação e experimentação , deixando a cargo da Religião o trato das questões metafísicas ou espirituais.(...)(6)
Com o progresso intelectual que vem ocorrendo intensivamente nestes últimos tempos , nota-se um distanciamento pronunciado entre a Ciência e a Religião ; fato que não deveria ocorrer ,porque ambas são expressões da Lei Divina a qual estamos submetidos.
"(...) Quanto mais o homem desenvolve suas faculdades intelectuais e aprimora suas percepções espirituais , tanto mais vai-se inteirando de que o mundo material , esfera de ação da Ciência , e a ordem moral, objeto especulativo da Religião , guardam íntimas e profundas relações entre si , concorrendo , uma e outra para a harmonia universal , mercê das leis sábias , eternas e imutáveis que os regem , como sábio , eterno e imutável é o Seu Legislador.(...)"(7)