Make your own free website on Tripod.com
PROGRAMA III

ROTEIRO 8

LEI DO PROGRESSO
A MARCHA PARA O PROGRESSO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Apontar os dois principais tipos de progresso.
2) Justificar porque nem sempre o progresso moral acompanha o intelectual.
3) Caracterizar os maiores obstáculos ã marcha do progresso.

IDÉIAS PRINCIPAIS
"(...) Há duas espécies de progresso, que uma a outra se prestam mutuo apoio, mas que, no entanto .não marcham lado a lado: o progresso intelectual e o progresso moral. (...3" (06)
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual. "Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente." (04)
"(...) O Espirito progride em insensível marcha ascendente, mas o progresso no se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade." (01)
"Os maiores obstáculos ao progresso são o orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre (...)(05)

FONTES DE CONSULTA

01 - KARDEC, Allan. o livro dos Espíritos. Trad. e Guillon Ribeiro . 57 ed. Rio de Janeiro ,FEB , 1983 perg. 365 ,P. 203-204
02 - Op. Citada , perg. 751
03 - Op. Citada , perg. 779
04 - Op. Citada , perg. 780, p.363
05 - Op. Citada , perg. 785, p.365
06 - Op. Citada , perg. 785, p.366
07 - Op. Citada , perg. 785, p.366
07 -__. São chegados os tempos In. A Gênese .Trad. Guillon Ribeiro . 24 ed. Rio de Janeiro , FEB ,1982 item 19 ,p.414

COMPLEMENTARES

08 - CALLIGARIS .Rodolfo. A lei do progresso. In: As leis morais. 2º ed. Rio de Janeiro ,FEB ,1983 , p.120
09 - FRANCO ,Divaldo Pereira. Diante do Progresso .In As leis morais da vida . Salvados , Alvorada ,1976. item 37 ,p.107
10 - Progresso. In:__ Estudos espíritas. Pelo Espirito Joanna de Ângelis. Rio de Janeiro ,FEB ,1982 . p.79_

A MARCHA PARA O PROGRESSO

"(...) O progresso pode ser comparado ao amanhecer. Mesmo demorando aparentemente culmina por lograr êxito.
A ignorância ,travestida pela força e iludida pela falsa cultura ,não poucas vezes se há levantado ,objetivando criar embaraços ao desenvolvimento dos homens e dos povos (...).
Inevitavelmente ele chega ,altera a face e a constituição do que encontra pela frente e desdobra recursos ,fomentando a beleza, a tranqüilidade ,o conforto , a dita. (...)" (10)
Esta é a marcha do progresso: Inexoravelmente erguerá o homem do solo das imperfeições que ainda se detém para a sua gloriosa destinação: a perfeição.
Há dois tipos de progresso : o intelectual e o moral ;"(...) O homem se desenvolve por si mesmo ,naturalmente. Mas ,nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se , então , que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros , por meio do contato social.(...)" (3)
O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual. Geralmente os indivíduos e os povos adquirem maior progresso científico e , mais lentamente , se moralizam. Com o aumento do discernimento entre o bem e o mal , pelo desenvolvimento do livre arbítrio cresce no ser humano a noção de responsabilidade no pensar, falar e agir "(...) O desenvolvimento do livre arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos".(...)(4)
"(...) O desenvolvimento intelectual não implica a necessidade do bem. Um Espírito , superior em inteligência ,pode ser mau. Isto se dá com aquele que muito tem vivido sem se melhorar : Apenas sabe ".(2) Por isso encontramos entre nações tecnicamente adiantadas tantas injustiças sociais: Falta a moralização dos seus componentes humanos.
"Somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na terra, refreando as paixões más ; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reine a concórdia , a paz , a fraternidade.(...)" (7)
No século que vivemos houve grandes avanços nos diversos campos do conhecimento humano , mas o "(...) progresso moral se acha muito aquém do fabuloso progresso intelectual a que chegou , e daí porque prevalece , em nossos dias ,uma ciência sem consciência , valendo-se , não poucos , de suas aquisições culturais , apenas para a prática do mal. (...)" (8)
Mais cedo ou mais tarde os resultados do mau uso do livre arbítrio e da inteligência recairão sobre os homens , através da lei de causa e efeito e , trabalhados pela dor , os homens ganharão experiência e entendimento , para se equilibrarem e continuarem suas jornadas evolutivas.
O amor e o conhecimento são as asas harmoniosas para o progresso do homem e dos povos , progresso que , não obstante as paixões nefastas ainda predominantes na natureza animal do homem , será impossível de não ser alcançado". (9)
Os maiores obstáculos á marcha do progresso moral são , sem sombra de dúvida , o orgulho e o egoísmo. "(...)A primeira vista ,parece mesmo que o progresso intelectual reduplica as atividades daqueles vícios , desenvolve a ambição e o gosto das riquezas , que , a seu turno incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. Assim é que tudo se prende , no mundo moral como no mundo físico , e que do próprio mal pode nascer o bem. Curta porém é a duração desse estado de coisas , que mudará a proporção que o homem compreender melhor que . além da que os gozo dos bens terrenos proporciona , uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura(...)" (5).