Make your own free website on Tripod.com
PROGRAMA III

ROTEIRO 9

LEI DO PROGRESSO
A MARCHA DO PROGRESSO , CIVILIZAÇÃO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
1) Estabelecer a diferença entre civilização completa e povos esclarecidos intelectualmente.
2) Relacionar os indícios de uma civilização evoluída.
3) Explicar a necessidade da existência das leis humanas

IDÉIAS PRINCIPAIS
Uma civilização é completa ou evoluída "(...) pelo desenvolvimento moral.
Credes que estais muito adiantados, porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenções porque vos alojais e vestis melhor que os selvagens. Todavia, não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos praticando a caridade cristã. Até então, sereis apenas povos esclarecidos que hão percorrido a primeira fase da civilização. (...)" (03)
"(...) A civilização criou necessidades novas para o homem, necessidades relativas à posição social que ele ocupe. Tem-se, então, que regular, por meio de leis humanas, os direitos e deveres dessa posição. (...) (04)

FONTES DE CONSULTA

Básicas

01 - KARDEC, Allan .O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro 57, Rio de Janeiro , FEB, 1983 . perg. 789
02 - Op. citada , perg. 790
03 - Op. citada , perg. 793
04 - Op. citada , perg. 795
05 - Op. citada , perg. 796

Complementares

06 - FRANCO ,Divaldo Pereira . Lei. ;Estudos Espíritas. Pelo espírito Joanna de Ângelis , Rio de Janeiro ,FEB, 1982. pg. 87
07 - Op. citada ,pg. 87-88
08 - Diante do progresso. As leis morais da vida.. Salvador , Alvorada , 1976. Item 37, pg.106-107_

A MARCHA DO PROGRESSO , CIVILIZAÇÃO

O progresso , para ser legítimo , não pode prescindir da elevação moral dos homens que se haure do Evangelho sempre atual.
As conquistas da inteligência , embora valiosas , sem a santificação dos sentimentos conduzem ao desvairo e a destruição.
Para serem autênticas , as aquisições humanas devem alicerçar-se nos valores éticos , sem os quais o conhecimento se converte em vapor tóxico que culmina por aniquilar quem o detém." (08)
"(...) A humanidade progride por meio dos indivíduos que , pouco a pouco se melhoram e se instruem. Quando estes preponderam pelo número , tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem no seio dela , homens de gênio que lhe dão impulso ; vem depois ,como instrumento de Deus , os que tem autoridade e , nalguns anos , fazem-na adiantar-se de muitos séculos.(...)" (01)
A marcha do progresso é ascensional , quer intelectual , quer moralmente falando. Porém , o fato de uma nação progredir cientificamente mais do que outra , não significa que seja moralmente mais adiantada. Civilizar quer dizer progredir , mas é um "(...) progresso incompleto.(...)"(02)
Para se chegar a um estado de civilização completa , de humanidade moralmente evoluída ,muitas conquistas deverão ser realizadas , tanto no campo moral quanto no intelectual.
Há diferenças entre civilização ,civilização completa ou evoluída e povos esclarecidos. Quando um povo sai do estado selvagem ou de barbárie e ,por força do progresso adquire novos conhecimentos, inicia-se o processo de civilização ; mas esta civilização é ainda incompleta porque incompleto é o seu progresso."(...) A civilização , como todas as coisas , apresenta gradações diversas. Uma civilização incompleta é um estado transitório , que gera males especiais, desconhecidos do homem no estado primitivo. Nem por isso entretanto , constitui menos um progresso natural necessário , que traz consigo o remédio para o mal que causa. A medida que a civilização se aperfeiçoa , faz cessar alguns dos males que gerou, males que desaparecerão todos com o progresso moral.
De duas nações que tenham chegado ao ápice da escala social , somente pode considerar-se a mais civilizada , na legítima acepção do termo , aquela onde exista menos egoísmo , menos cobiça e menos orgulho; onde os hábitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais ; onde a inteligência se puder desenvolver com maior liberdade ; onde haja mais bondade , boa fé , benevolência e generosidade recíprocas ; onde menos enraizados se mostram os preconceitos de casta e de nascimento, isso porque tais preconceitos são incompatíveis com o verdadeiro amor ao próximo;(...) enfim , onde todo homem de boa vontade esteja certo de não lhe faltar o necessário."(03)
Na pergunta 793 de "O Livro dos Espíritos" , os Espíritos superiores esclarecem perfeitamente a respeito das diferenças assinaladas acima; uma civilização completa ,"(...) reconhece-la-eis pelo desenvolvimento moral. Crede que estais muito adiantados porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenções ;porque vos alojais e vestis melhor do que os selvagens.
Todavia , não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados , senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos , praticando a caridade cristã. Até então , sereis apenas povos esclarecidos , que hão percorrido a primeira fase da civilização.(...)"(03) "(...) No que diz respeito a evolução dos códigos da justiça humana , a Hamurabi se deve o mais antigo conjunto de leis conhecidas pela humanidade. (...)no qual se tem uma visão de equidade avançada para a época em que predominava o poder sobre o direito, a supremacia do vencedor sobre o vencido.
Posteriormente , as civilizações ,pela necessidade de estabelecerem códigos destinados a regerem seus membros , ora subordinados a diretrizes religiosas ,ora aos impositivos éticos sobre que colocavam suas bases , formaram seus estatutos de justiça e ordem , nem sempre felizes. (...)"(06)
"(...) Dos primeiros moralistas da escola ingênua , aos grandes legisladores , ressaltam as figuras de Moisés , instrumento do Decálogo , a Jesus , excelso paradigma do amor , que consubstanciaram as necessidades humanas, ao mesmo tempo facultando os meios liberativos para o ser que marcha na direção da imortalidade. (...)
Do Direito Romano aos modernos tratados , as fórmulas jurídicas evoluem , apresentando dispositivos e artigos cada vez mais concordes com o espírito de justiça do que com as ambições do comportamento individual e grupal.(...)"(07)
"(...) A civilização criou necessidades novas para o homem , necessidades relativas a posição social que ele ocupa. Tem-se então que regular por meio de leis humanas , os direitos e deveres dessa posição.(...)"(04)
Quanto menos evoluída for a sociedade , mais duras são as sua leis. Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito , de que lhe secar a fonte. Só a educação poderá reformar os homens ,que então , não precisarão mais de leis tão rigorosas."(05)

A N E X O
QUESTIONÁRIO

01. Qual a diferença entre civilização completa e povos esclarecidos intelectualmente?

02. Por quais indícios se identifica uma civilização evoluída?

03. Por que é necessária a existência de leis humanas para regerem a nossa sociedade?

04. A civilização poderia ser, como querem alguns filósofos, um estado de decadência da
Humanidade?

05. Por que a civilização atual não pode ser regida somente pelas leis naturais?

06. Por que as leis humanas são passíveis de mudanças?

07. Em qual código de moralidade deverá o homem se basear para construir uma civilização evoluída ou completa?